Prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, registra chapa para eleição na AMP, e defende mais união e fortalecimento dos municípios.

Publicado em: Quarta-Feira, 01 de Março de 2023

O vice-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, esteve hoje em Curitiba para registrar sua chapa na eleição que definirá a nova Diretoria da Associação. Intitulada “Juntos, construir o Paraná que queremos!”, a chapa tem 75 integrantes - 9 do Conselho Diretor, 10 do Conselho Fiscal e 56 dos Comitês Permanentes.
(Veja, abaixo, a composição da chapa).
O evento foi prestigiado por prefeitos e lideranças municipalistas regionais: os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus (representando a Amlipa), de Mangueirinha, Elídio de Moraes (representando a Amsop); de Indianápolis, Juliano Cordeiro (representando a Amenorte); do vice-prefeito de Mangueirinha, Leandro Dorin; de Agudos do Sul, Jessé Zoellner (representando a Amsulep); do consultor da CNM-Confederação Nacional de Municípios e ex-presidente da AMP Joarez Henrichs (representando o presidente Paulo Ziulkoski); do ex-prefeito de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola, assessor dos deputados federal Vermelho e estadual Matheus Vermelho; e do ex-prefeito de Jussara, Moacir Luiz Pereira Valentini, o Tatinha, assessor do deputado estadual Marcio Nunes.
O registro cumpre o Artigo 10 do Estatuto Social da AMP. A assembleia geral na qual a eleição será promovida ocorrerá a partir das 9h do dia 20 de março de 2023, na sede da AMP (Praça Osório, 400, 4º andar), em Curitiba. Para exercer o direito de voto, o município deve estar representado pelo prefeito ou prefeita no efetivo exercício do mandato na data da convocação, ou pelo vice-prefeito em seu impedimento, mediante procuração por instrumento público.
UNIÃO E FORTALECIMENTO DA AMP
No seu quarto mandato de prefeito, o candidato a presidente Edimar Santos agradeceu o apoio do presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e defendeu mais união e diálogo entre os prefeitos, em benefício dos 399 municípios do Estado e para o fortalecimento da AMP.
“Sempre lutei pelo municipalismo. Eleito presidente da AMP, vou trabalhar ainda mais e melhor pela causa, junto com os prefeitos e prefeitas e com o apoio do nosso governador Carlos Massa Ratinho Junior. Vamos buscar as pautas necessárias que atendam aos interesses de todas as prefeituras, melhorando suas receitas e tirando delas os ônus que não são seus”, disse.
Edimar também disse que montou uma chapa pluralista, com a representação de todas as 19 associações dos municípios do Estado e a construção de uma plataforma de campanha que beneficiará todas elas. “Além disso, nossa chapa dobrou a participação das prefeitas, com 20% delas na Diretoria”, disse o candidato, que defendeu também a criação de uma Frente Parlamentar dos Municípios na Assembleia Legislativa. “Os municípios só crescem quando se unem e dialogam, de maneira franca, com o governo e o Poder Legislativo. É isso que faremos. Por isso, peço o voto de cada prefeito e prefeita do nosso Estado e a sua presença no dia 20 de março. Isso dará mais legitimidade e força ao processo eleitoral. Vamos, juntos, fazer a AMP e os municípios do Paraná mais fortes!”, disse.
O candidato a primeiro vice-presidente, Sérgio Onofre, parabenizou Edimar pelo seu esforço na composição da chapa e pela sua defesa do municipalismo. Ressaltou a importância do fato de a chapa ter o aval do governador Carlos Massa Ratinho Junior e disse que, eleita, a nova Diretoria adotará postura autônoma em relação aos entes federados. “Os prefeitos e prefeitas precisam se unir mais porque os problemas que temos são de todos os municípios. O governo é se será sempre nosso parceiro, mas está na hora de exigirmos nossos direitos e sermos mais contundentes na defesa dos nossos direitos”, comentou o prefeito, que também defendeu que a AMP tenha, urgentemente, uma sede própria.
LIDERANÇAS RESSALTAM PLURALISMO
O prefeito Roberto Justus destacou o pluralismo da chapa, que reúne prefeitos e prefeitas de todas as 19 regiões do Estado, e a importância de os gestores municipais se unirem mais em defesa do municipalismo.
O prefeito Elídio de Moraes parabenizou o candidato Edimar Santos pelo seu compromisso com os municípios e disse que, com a sua gestão à frente da AMP, as prefeituras serão mais respeitadas. Seu vice-prefeito Leandro Dorin, parabenizou Edimar por compor uma chapa plural e disse que os municípios anseiam por mais respeito junto aos demais entes federados.
O prefeito Juliano Cordeiro disse que, com sua energia e disposição, Edimar contribuirá muito para que a associação cresça, especialmente os pequenos municípios. O prefeito Jessé Zoellner agradeceu o convite e a oportunidade de participar da chapa.
Joarez Henrichs disse que o presidente Paulo Ziulkoski colocou a CNM à disposição da nova Diretoria da AMP. Paulo Deola elogiou o compromisso de Edimar e dos integrantes da chapa com o municipalismo. Tatinha destacou a liderança do prefeito Edimar Santos na construção da chapa.