POLÍTICAS VOLTADAS PARA MULHERES É TEMA DE PAINEL DO EMUPAR

Publicado em: Terça-Feira, 19 de Março de 2024
Fonte: amp

Com a presença da primeira-dama do Estado, Luciana Massa, fortalecimento das políticas voltadas às mulheres é tema de painel da Emupar.

Os avanços dos municípios paranaenses nos assuntos relativos às mulheres, por conta do apoio do governo do Paraná, foi um dos assuntos destacados no Painel “Paraná Unido pelas Mulheres”, durante o Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar) – Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro, no Viasoft Experience Curitiba.

O encontro é promovido pela AMP e é considerado o maior evento municipalista do Sul do Brasil. A primeira-dama Luciana Massa participou do painel.
Luciana destacou o trabalho e a atenção voltados para o público feminino. “Cada pessoa de cada município vale muito”.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre dal Ponte, falou que o estado passa por um novo momento. “Vivemos um novo tempo no Paraná, com novos programas, investimentos e muita disposição em mudar a realidade”. Também ressaltou o crescimento do investimento do governo estadual de R$ 6 milhões em 2023 para mais de R$ 20 milhões em recursos para os fundos municipais.

O presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), primeiro vice-presidente da AMP e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, falou sobre projetos voltados à proteção das mulheres no município e a possibilidade de estendê-lo a outras regiões.

A apresentação também contou com as participações da prefeita de Pérola, Valdete Cunha. Além delas, os secretários de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; e de Segurança Pública, Hudson Teixeira.

A diretora da pasta, Mariana Neris, destacou o aumento de 141% no número de municípios com organismos de políticas para mulheres, 114% que criaram conselhos municipais e aumento de 81% que criaram Fundo Municipal.

O Emupar tem o patrocínio do Governo do Estado, Governo Federal, Itaipu Binacional, Assembleia Legislativa, Copel, Sanepar, BRDE, Sebrae/PR, Tecpar, Detran, Polis Civitas, Brink Mobil, Ciedepar, Repremig, Instituto Água e Terra, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Compagás, Celepar, Senografia, CNM (Confederação Nacional de Municípios), Saber Soluções Educacionais, Uvepar, Ezco Gestão em Saúde, Convicta, Banco do Brasil e Silicon.

POLÍTICAS VOLTADAS PARA MULHERES É TEMA DE PAINEL DO EMUPAR