NESTA TERÇA-FEIRA ACONTECE A SEGUNDA EDIÇÃO DA PROVA PARANÁ

Publicado em: Terça-Feira, 11 de Junho de 2019
Fonte: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Prova Paraná que será realizada nesta terça-feira 11 de junho de, em todas as unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino e nas Redes Municipais que fizeram adesão.

A segunda edição da Prova Paraná, que pretende fornecer ao estado informações sobre o grau de aprendizado dos alunos dos níveis fundamental e médio. Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed), a avaliação foi criada para mostrar o nível de apropriação de conteúdos e habilidades considerados essenciais para cada etapa de ensino.

“Em relação à primeira edição, o processo de avaliação dessa vez será aplicado para mais turmas e contará com uma prova de fluência em leitura, voltada a estudantes do segundo ano do ensino fundamental, em fase de alfabetização”. Outra novidade é o aplicativo Corrige ferramenta que permitirá que professores façam a correção das provas em poucos segundos pelo celular.

objetivo dessa avaliação é fornecer informações sobre o nível de apropriação dos conhecimentos, em relação aos conteúdos e habilidades considerados essenciais para aquela etapa de ensino, além de apoiar professores, equipes gestoras e pedagógicas na organização de ações e estratégias que contribuam para o ensino aprendizagem dos estudantes.

Prova Paraná Fluência para os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental

A Prova Paraná Fluência será realizada do dia 11 ao dia 14 do mês de Junho, uma avaliação realizada totalmente por aplicativo de celular. O teste é direcionado para os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte disponibilizará a ferramenta de avaliação gratuitamente.

A Prova de Fluência é uma inovação que a Secretaria da Educação do Paraná está possibilitando e levando para todos os municípios. É um instrumento que avalia desde a oralidade e a prosódia até a capacidade de interpretação textual. "Essa avaliação permite identificar dificuldades e fragilidades de desempenho que depois poderão ser corrigidas em sala de aula".

INOVAÇÃO – A avaliação de fluência possuiu metodologia e estratégia próprias para diagnosticar a fluência dos estudantes a partir de três testes: leitura de palavras dicionarizadas, leitura de pseudopalavras e leitura de texto.

No primeiro teste, de leitura de palavras dicionarizadas, o estudante deve ler uma lista de palavras não complexas, adequadas para o léxico do 2º ano do Ensino Fundamental e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. O estudante “lê para o celular” essa lista de palavras e o aplicativo capta quantas palavras são pronunciadas corretamente em um tempo de 60 segundos. A fluidez e a precisão são aspectos avaliados.

No segundo teste, de leitura de pseudopalavras, o aluno deve ler uma lista de palavras que não existem no dicionário. O objetivo é identificar se o aluno é de fato capaz de decodificar as sílabas e a combinação delas. “Às vezes, o aluno identifica a grafia de uma palavra, mas não é capaz de decodificar aquelas mesmas sílabas em outra composição. O teste de pseudopalavras verifica esse domínio do código alfabético”.

Já o terceiro teste, de leitura de texto, avalia prosódia, ritmo e interpretação. O aluno deve ler em voz alta um texto simples e, depois, responder algumas perguntas.

APLICAÇÃO E RESULTADOS – A prova de fluência deve ser aplicada individualmente para cada aluno, em sala separada, para que o aplicativo capte a voz do estudante com a maior clareza possível. Os profissionais-aplicadores serão indicados pelas Secretarias Municipais de Educação e capacitados para a realização dos testes.

As respostas captadas pelo celular são corrigidas e analisadas pelo CAEd/UFJF e, depois, disponibilizadas para as escolas. Os resultados irão indicar o “perfil de leitor” de cada aluno que, nas etapas da alfabetização, podem ser: pré-leitor, leitor iniciante e fluente.