MAIOR EVENTO MUNICIPALISTA DO SUL DO BRASIL, PROMOVIDO PELA AMP, EMUPAR ABRE OFICIALMENTE

Publicado em: Quarta-Feira, 20 de Março de 2024
Fonte: AMP

Prefeitos e prefeitas de 16 Estados e autoridades públicas de todo o Paraná participaram nesta terça-feira (19) da abertura oficial do Emupar – Encontro de Municípios do Parana, evento promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) que prossegue até o dia 21 de março. Cerca de duas mil pessoas participaram do encontro em seu primeiro dia, em Curitiba.

O Emupar tem o patrocínio do Governo do Estado, Governo Federal, Itaipu Binacional, Assembleia Legislativa, Copel, Sanepar, BRDE, Sebrae/PR, Tecpar, Detran, Polis Civitas, Brink Mobil, Ciedepar, Repremig, Instituto Água e Terra, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Compagás, Celepar, Senografia, CNM (Confederação Nacional de Municípios), Saber Soluções Educacionais, Uvepar, Ezco Gestão em Saúde, Convicta, Banco do Brasil e Silicon.

Maior evento municipalista do Sul do Brasil, o Emupar debateu, na parte da tarde, temas relevantes como o cenário de crise dos municípios, a nova lei de licitações, a importância das mulheres na área pública e os investimentos do Estado na saúde.

Na mensagem de boas-vindas aos prefeitos e prefeitas, o presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, agradeceu as presenças de todos e destacou as conquistas da sua gestão.
“Temos feito grandes parcerias e conquistado importantes benefícios a todos os 399 municípios do Paraná. Mas nada disso teria sido possível sem o apoio do Governo do Estado, da bancada federal do Paraná em Brasília, da Assembleia Legislativa, das 19 associações regionais de municípios e de cada um dos prefeitos e prefeitas do Paraná. Muito obrigado por esse apoio”, disse.

Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário estadual da Administração, Elisandro Frigo, disse que todos os secretários receberam do governador a tarefa de trabalhar duro pelas prefeituras e pela melhoria das condições de vida da população do Estado. “O governador quer que sua equipe trabalhe para cuidar dos paranaenses. Mas ele também também está preocupado com a administração pública, em geral. Por isso, junto com as prefeituras, vamos trabalhar cada vez mais para desenvolver o Estado”, comentou.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, o deputado estadual Marcel Micheletto (que também foi presidente da AMP), disse que o Encontro é importante para que os municípios se fortaleçam. “Encontros como este fortalecem o movimento dos municípios. Contem com a Assembleia Legislativa nesse processo porque o que mais queremos é levar qualidade de vida ao nosso povo”, disse, ao lado do deputado estadual Moacyr Fadel, que também foi presidente da AMP.

O presidente reeleito da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou as conquistas da organização. “Estamos trabalhando para ampliar nossas conquistas junto ao Governo Federal, mas não é uma luta fácil. Por isso, o apoio dos prefeitos e prefeitas à CNM e à AMP é fundamental”, disse.

Representando a bancada federal do Paraná, o deputado e secretário estadual da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, elogiou a organização do movimento municipalista e destacou o papel importante que o Governo do Estado exerce no desenvolvimento econômico e social das prefeituras.

Representando as 19 associações regionais de municípios, a presidente da AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, destacou a ação da AMP e do presidente Edimar. “Vocês nos orgulham com seu trabalho. Muito obrigado por tudo”, disse.

O superintendente de Apoio aos Municípios do Governo do Estado, Junior Weiller; a presidente do Movimento Mulheres Municipalistas e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; e o diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs, também fizeram discursos destacando a importância da parceria entre os entes federados e do fortalecimento dos municípios; assim como o Superintendente Estadual Varejo BB: Elondir José Biazibetti; e Newton de Almeida, representante do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.

Participaram do evento ainda os secretários estaduais Guto Silva (Planejamento), Beto Preto (Saúde) e Leandre dal Ponte (Mulher e Assuntos da Família); o primeiro- secretário da ALEP, deputado Alexander Curi; o presidente da Frente Parlamentar de Associações e Consórcios e Municípios da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli; o ex-governador Orlando Pessuti.; Luciano Santos, presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn); e outras autoridades.