NOVEMBRO AZUL

Publicado em: Quinta-Feira, 01 de Novembro de 2018
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 

 

 

NOVEMBRO AZUL.

Chegou a hora de colocar em pauta a saúde do homem, com o início da Campanha “Novembro Azul”, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em Santa Cecilia do Pavão , a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma programação para ampliar o acesso dos cidadãos às informações preventivas e alertar sobre a importância da realização do exame de próstata e, ainda, para reforçar as orientações a respeito das doenças crônicas de grande prevalência entre o público masculino, como hipertensão e diabetes, por exemplo.

Também estão disponíveis para os homens nas Unidades de Saúde, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é um dos mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.