FESTA DE SANTOS REIS REÚNE MULTIDÃO EM SANTA CECÍLIA DO PAVÃO

Publicado em: Segunda-Feira, 07 de Janeiro de 2019
Fonte: Gabinete

FESTA de SANTOS REIS reúne multidão de foliões e devotos no Centro Eventos Enoch Godoy em Município Santa Cecilia Do Pavão. O encontrou reuniu uma multidão de devotos e duas companhias de Folia de Reis, sendo de São Sebastião da Amoreira e Santa Cecília do Pav?o.

Prefeito Edimar Santos participou e agradeceu a todos pela presença e a todos aqueles que mantém a tradição de Santos Reis.

História

A origem da folia de reis está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil, provavelmente no século XIX. A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus. Ela é celebrada durante 12 dias desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 06 de janeiro, quando os reis magos chegam a Belém. No momento que os reis magos avistaram no céu a Estrela de Belém, foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra.

Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado dia 06 de janeiro, pois segundo a Bíblia foi nesse dia que eles encontraram Jesus. Marca também o momento em que as árvores, os presépios, os adornos e decorações natalinas são retirados.